O que é e para quem é?

a psicoterapia

“O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor.”

(C. G Jung)

Segundo o Conselho Federal de Psicologia: “A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.” (Resolução CFP N.º 010/2000)

A psicoterapia pode e deve ser procurada por qualquer pessoa, em qualquer idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Muitos são os motivos para o início do trabalho terapêutico: autoconhecimento, depressão, luto, separações, ansiedade, fobias, estresse, problemas familiares e conjugais, questões profissionais, comportamento de filhos, entre outros.

Existem várias teorias psicológicas, cada uma delas se baseia em princípios e técnicas distintas, porém todas elas têm o mesmo objetivo: ajudar o paciente a se conhecer, a tomar consciência de si, de suas qualidades e seus defeitos. O psicólogo tem como uma de suas funções auxiliar a pessoa que o procura a compreender as causas daquilo que lhe acomete, para que busque recursos psíquicos para lidar com tais demandas.