Arteterapia

arteterapia

“É necessário vivenciar a arte para entender a capacidade criadora e perceptiva de todo ser humano, além de melhor delinear e fortalecer uma identidade pessoal, através de descobertas individuais”.”

(Lia Barroso de Albuquerque)

A Arteterapia é qualquer tratamento psicoterapêutico que utiliza como meio a expressão artítistica (desenho, pintura, modelagem, dança, teatro, música, etc.) a fim de possibilitar um conhecimento profundo do individuo por ele mesmo e por seu terapeuta.

Embora o trabalho na Arteterapia seja feito com recursos artísticos diversos, o foco não é o resultado estético da produção. O terapeuta ajuda o paciente em um processo de descoberta e de ressignificação, a fim de perceber e tornar consciente os motivos que o levaram a tal produção artística.

O Arteterapeuta deve acompanhar o processo do seu paciente sem interpretar suas expressões simbólicas, mas o incentivando a descobrir por si só o significado de suas produções. O conteúdo verbalizado durante e após a produção, o título dado pelo sujeito e sua observação sobre a obra serão considerados em primeiro lugar, já que a imagem emergente diz respeito ao que o indivíduo está passando ou sentindo naquele momento e que nos faz entrar em contato com seu mundo interno.