Sandplay

sanplay

“…no Jogo de Areia realiza-se em pequeno espaço aquilo que o ser humano precisa fundamentalmente fazer, no caso transformar, ou seja, tornar real a energia amorfa do seu mundo imaginário interior por meio do mundo concreto, em nosso caso a areia, e transformar novamente essa criação concreta em imagem interior.”

(Ruth Ammann)

O Sandplay – Jogo de Areia, é um método psicoterapêutico fundamentado na teoria da Psicologia Analítica Junguiana. Trata-se de uma terapia não verbal e não racional, onde os pacientes criam cenas tridimensionais, cenários ou desenhos abstratos em uma caixa com areia. Ao elaborar um cenário, o paciente fornece um retrato de seu estado emocional e um espelho de seu desenvolvimento psicoterapêutico.

O método do Sandplay é indicado para adultos e crianças, o contato com a areia através das mãos na construção dos cenários favorece o encontro com os conteúdos da psique em um nível profundo, os cenários construídos expressam de forma tridimensional os conteúdos inconscientes, e fazem um elo entre os mundos interno e externo, que pode levar à cura e ao desenvolvimento psíquico.